quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feliz 2010

Mães e pais

O Apoio Materno deseja a todos muita paz, saúde e novas realizações em 2010.

Aguardo vocês, no próximo ano, para trocarmos ideias, informações e muita experiência.

Beijos e boas festas!!!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Brinquedos seguros: como evitar acidentes!

O Natal está chegando, época de compras de brinquedos e também de segurança. Muitos artigos apresentam riscos sérios para nossos filhos. Para evitá-los a Ong Criança Segura nos dá dicas importantes.

Beijos e boas escolhas !!!


Atenção na escolha dos brinquedos


Com a aproximação do Natal, inicia a procura pelos presentes que mais agradam a criançada: brinquedos! Mas é preciso atenção, alguns produtos podem oferecer riscos e causar acidentes! Por isso, a CRIANÇA SEGURA alerta para os perigos possíveis e dá dicas para evitá-los.

Os acidentes representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2007, segundo o Ministério da Saúde, foram registradas no País mais de cinco mil mortes e 137 mil hospitalizações de crianças e adolescentes com até 14 anos, vítimas de acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações e outros. Entre estes tipos de acidentes, dois deles merecem atenção especial no momento da escolha dos brinquedos e das brincadeiras: as sufocações e as quedas.

No caso de bebês com até 1 ano, a sufocação representa a principal causa de morte em comparação aos outros tipos de acidentes. Isso porque com até dois anos, as crianças ainda estão na fase de descobrir o mundo com a boca e podem engasgar ou sufocar com peças pequenas. Por este motivo, na hora de escolher o brinquedo, é preciso notar a presença de peças miúdas que podem se soltar. É imprescindível verificar a presença do Selo do INMETRO e se a peça escolhida é indicada para a faixa etária da criança que será presenteada.

O uso de substâncias tóxicas como mercúrio e chumbo nos produtos e a presença de arestas ou formas pontiagudas também representam riscos pois podem ferir a criança, causar engasgamento ou intoxicação.

A compra de brinquedos como bicicletas, skates ou patins, pedidos comuns da garotada, também deve estar acompanhada de uma série de cuidados. Os equipamentos de segurança como capacete, joelheiras e cotoveleiras precisam acompanhar estes presentes e os pais devem incentivar o uso. A queda é um risco constante e a principal causa de hospitalização, entre os acidentes, de crianças de 1 a 14 anos. Por este motivo também, o local da brincadeira deve ser escolhido com cautela: longe de carros, piscinas e escadas.


Fonte: Criança Segura

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dicas de CDs

Oi,

Aproveitando o artigo sobre sons na vida intra uterina, abaixo, lembrei de alguns CDs que fizeram parte da minha infância (na versão LP, é claro!) e dos meus meninos.

Para bebês na barriga e fora dela:

- Respirando com o bebê (exercícios de respiração para a futura mamãe)
- Recém-nascido: traz música com fundo de sons intra uterinos, muito legal!
- Mozart para bebês: músicas lindas tocadas em estilo "caixinha de música", os bebês adoram!
Os três fazem parte da coleção Happy Baby, que tem outros títulos interessantes também.

Para bebês, crianças e adultos (relembrarem a infância):

- A Arca de Noé 1 e 2 : músicas de Toquinho e Vinícius, inesquecível!
- Os Saltimbancos: baseado no conto "Os músicos de Bremen", é uma obra de Chico Buarque.

Novidades:

- Adriana Partimpim: a cantora e compositora gaúcha Adriana Calcanhoto fazendo música para crianças, recentemente lançou o segundo CD com esta assinatuta.
- Cocoricó: CD com livro (Ed Melhoramentos e TV Cultura), músicas e histórias. Bem divertido!

Beijos grandes e boa música!