Oi,
Hoje vamos conversar um pouco sobre massagem. Na Índia, principalmente ao sul, existe uma massagem milenar e tradicional para crianças. Muita gente já ouviu falar nela, a Shantala. Que é o nome de uma indiana que Fredérick Leboyer, médico francês, conheceu por acaso quando visitava o tal país. Ele aprendeu a massagem e trouxe para o Ocidente, batizando com o nome dela.
A shantala pode ser iniciada nos bebês a partir de um mês de idade, devagar e com carinho. Um dos grande benefícios dessa massagem é trazer uma continuidade do contato tão próximo que a mãe tem com seu bebê durante meses. Na barriga existia a massagem dos movimentos da mãe, da sua respiração pressionando e soltando o ventre. Depois que o bebê nasce diminui esses estímulos em seu corpo.
Nem todos os bebês gostam da massagem completa de imediato. Por isso é importante respeitar o seu ritmo, perceber o que ele gosta, começar com pouca pressão. Cmeçar como um carinho para que aos poucos se possa fazer a massagem completa.
Algumas dicas para esse momento especial:
1- ambiente arejado,sem corrente de ar.
2- bebê despido (quando a estação permitir).
3- se estiver frio, aquecer o ambiente.
4- uso de óleo adequado para bebês (consulte o pediatra).
5- evitar de fazer a massagem após uma refeição (isso vale para mãe e para o bebê).
6- se gostar, uma música tranquila.
7- concentração e pensamentos bons quando estiver massageando seu bebê (se estiver indisposta, irritada etc, deixe para outra hora).
8- bebê bem de saúde.
9- prestar atenção na respiração sua e do bebê.
10- banho na banheirinha gostoso depois da massagem, segurando o bebê pelo bracinho e dando apoio no bumbum para ter a sensação de estar flutuando na água. Depois desse relaxamento inicial, prosseguir com a higiene de sempre ( lembrando que é melhor sabonetes e xampu neutros).
O momento do banho pode ser compartilhado com o pai. Onde a mãe faz a massagem e o pai dá o banho.
Em seguida, geralmente, o bebê quer mamar e logo dorme, bem tranquilo. É um ritual delicioso que a nova família pode incorporar no seu dia a dia.
Os bebês que nasceram de cesariana ganham muito com a massagem, pois recebem a estimulação na pele que não tiveram no momento do nascimento com as contrações (em caso de parto agendado) e na passagem pelo canal vaginal.
Ah, a massagem não substitui os colinhos e carinhos durante o dia, ok! É mais um momento especial para fugir da rotina do "troca fralda, amamenta, troca fralda de novo, faz dormir, troca fralda, amamenta,etc"...um momento de atenção e de troca de amor!!!
Aproveitem e depois me contem por aqui. Assistam o vídeo retirado do youtube com a gravação original da própria Shantala massageando seu bebê, sendo filmada por Leboyer em 1976.
Beijos e ótima massagem!!!
Para saber mais:
1- Shantala: uma arte tradicional - massagem para crianças de Frédérick Leboyer Editora Ground.
2-Shantala: massagem, saúde e carinho para o seu bebê de Pier Campadello
Editora Madras
Nenhum comentário:
Postar um comentário