terça-feira, 13 de abril de 2010

Mais sobre Michel Odent

Olá ,

Como havia prometido, hoje vou colocar algumas ideias do obstetra Michel Odent sobre a fisiologia do parto.
Ele enfatizou muito sobre as formas de ajudar uma mulher no trabalho de parto e como atrapalhar também (às vezes sem querer a gente pode estar sendo mais inconveniente do que imagina!).

Para começar, é interessante entender que nesses momentos de nascimento a mulher precisa se desconectar da função intelectual, ou seja, deixar parte do seu cérebro (neocórtex) quietinho. Hormônios são liberados e ela vai utilizando partes cerebrais mais arcaicas (pituitária e hipotálamo). Seu comportamento pode ficar diferente, ou como Odent falou, "inaceitável". Gritar, ser indelicada, brigar, tudo isso é sinal de que ela está se liberando da parte intelectualizada e entrando mais profundamente no trabalho de parto, com seus próprios recursos.

O que atrapalha (e estimula a parte intelectual):

1- falar com a mulher: mesmo que seja para dizer como está a dilatação ou fazer alguma pergunta. Qualquer conversa nesse momento ativa os pensamentos e a tiram do estado primitivo;

2- luz: com o escuro um hormônio importante é liberado (melatonina) que ajuda a diminuir a atividade intelectual do neocórtex;

3- ser observada e ter sensação de perigo: pessoas que estejam tensas, filmagens,etc podem atrapalhar. O ideal seria estar apenas com a parteira (segundo o próprio obstetra) e alguém que não a faça se sentir julgada e observada, alguém como a mãe ou que passe esta sensação.

4- sentir fome: aumenta a adrenalina. Quando a mulher se alimenta abaixa a atividade do neocórtex, ou seja, dá um soninho e tranquiliza.

Então, já podemos ter algumas ideias de como ajudar uma mulher no seu trabalho de parto ou, pelo menos, não atrapalhar tanto!

Quem quiser pode mandar suas observações, experiências sobre o assunto acima. Seria ótimo trocar informações com vocês.

Beijos

Nenhum comentário: