quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Preparação para a maternidade

Olá,

O que é preparação para a maternidade? Encontramos cursos que preparam para o aleitamento, para o parto e tantas outras situações, mas algum nos prepara para sesr mãe ou pai?

Talvez não exista conteúdos únicos para um curso de mães/pais, mas podemos pensar sim numa preparação emocional e prática dessa nova etapa da vida.

Através de questionamentos de como era seu pai e sua mãe, o que imagina que será com o filho, levantar os mitos sobre o amor e sentimentos diversos na relação, falar sobre as expectativas e medos. Além disso saber como cada idade se manifesta e suas necessidades, a fim de saber colocar os limites e dar a atenção de maneira não atropelar o desenvolvimento da criança, impondo regras às vezes duras demais antes da hora. Um exemplo é sobre deixar ou não um bebê chorar ou se pode ou não dar colo para "não fica mal acostumado". Dúvidas que surgem e que serão inundadas de palpites e controvérsias de livros e profissionais.

Na minha opinião, fundamentada na minha história profissional e pessoal, não se deixa um bebê chorar porque ele não tem ainda o aparato emocional desenvolvido para suportar frustações, diferente de quando estiver mais velho. E dar atenção aos seus sentimento desde cedo dá a oportunidade de ensinar sobre segurança e afeto.

Mas numa preparação há um misto de informações com questionamentos dos futuros pais, para que possam escolher com mais consciência o que esperam e pensam sobre educação, limites e cuidados com seu bebê.

Para maiores informações sobre este serviço, entrar em contato através do : apoiomaterno@gmail.com

Abraços!

Nenhum comentário: