quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Revista Chá de Bebê

Este ano fui convidada para fazer parte da equipe editorial da Revista Chá de Bebê da Editora Santa, com direção de Thaís Almeida.  Foi uma novidade incrível,   começar uma nova atividade junto com a revista e compartilhar ideias com profissionais como a pedagoga Bianca Velloso, a obstetra Eunice Velloso  e a jornalista Alissa Azambuja.

Estamos caminhando para o lançamento da terceira edição, que é sempre trimestral e gratuita e gostaria de mostrar a minha coluna, que foi na edição anterior.


Filosofia da aeromoça


"Em caso de despressurização, as máscaras cairão automaticamente e, atenção, deve-se colocá-las primeiro em nós e depois na pessoa ao lado, mesmo que seja uma criança". Essa orientação da aeromoça em relação às máscaras de oxigênio sempre me incomodou. Não entendia a razão de primeiro atender a mim mesma e não alguém que poderia precisar de ajuda.

Depois de me tornar mãe, o incômodo ficou maior: “como colocar a máscara em mim e não no meu filho primeiro"??? Afinal, as mães, de um modo geral, primeiro atendem as necessidades dos seus filhos e depois as suas. Primeiro alimentam seus filhos, depois se alimentam (quando sobra tempo), atrasam seu próprio  banho e outras necessidades, deixam de lado suas atividades físicas, pois de fato estão mais focadas em atender seu bebê.

Aqui estamos falando de necessidades bem primárias, poderíamos citar muitas outras, como as necessidades sociais  - de conversar com amigos -, as necessidades de relacionamento conjugal, de lazer, cultura etc.

Para a sobrevivência e desenvolvimento emocional desse pequeno ser é fundamental que a mãe o priorize. Estar atenta aos choros e necessidades do seu filho garante o conforto e amor que ele tanto precisa.   

Mas, o que isso tem a ver com a aeromoça? A pequena analogia começa quando as mães continuam indefinidamente a atender as demandas do seu filho e esquecem as suas por mais tempo do que a criança precisa.

De forma bem simples, podemos pensar em uma mãe que vai amamentar com fome ou sede. As mães têm muita força e aguentam isso, porém, com o tempo podem ficar mais cansadas e enfraquecidas. E isso não será bom para ela, muito menos para seu bebê. Aqui é útil lembrar da aeromoça e prestar mais atenção às nossas necessidades, básicas ou complexas, pois a mãe que se cuida terá mais ânimo, alegria e ternura para cuidar do seu filho. 

Finalmente, depois de perceber que estava deixando de me cuidar adequadamente, entendi as razões do alerta da aeromoça. Passei a me alimentar melhor e com o crescimento dos meus filhos, pude ver que podia aumentar também a atenção comigo mesma. Hoje vejo que não só eu ganhei em energia e alegria, mas eles também, pois têm uma mãe que está aprendendo que olhar mais para si não impede de tê-los ainda como sua prioridade.

Cuidar-se é também uma forma de cuidar do seu filho. E boa viagem!!!


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Saúde e bem-estar da gestante no trabalho – alívio e prevenção de dores e incômodos comuns na gravidez


 Saúde e bem-estar da gestante no trabalho – alívio e prevenção de dores e incômodos comuns na gravidez

O perfil da mulher grávida nesses tempos modernos mudou. A mulher hoje busca um posicionamento e carreira profissional para depois estabelecer o vínculo com a maternidade. A média de idade que temos hoje é de 35 anos para a gestante.
Com essa mudança a mulher tem que se preocupar mais com sua saúde para que seu bebê também seja o mais saudável possível. As mulheres nessa faixa etária já se encontram com o peso mais elevado e também sedentárias.

A personal gestante Gizele Monteiro, idealizadora do programa de exercícios Mais Vida Gestantes e autora do Guia prático de exercícios para gestantes, que ajuda a mamãe a se manter em forma, pensa também no seu bem-estar durante a sua rotina de trabalho e propõe cuidados para alívio de desconfortos que são 
comuns devido às alterações corporais que irão acontecer.

“Os exercícios são direcionados para prevenção e alívio de desconfortos como dores nas costas, prevenção de inchaço e dores nos pés e alívio de tensão muscular e estresse”, diz a personal.

Para isso ela propõe exercícios fáceis e rápidos para as mamães fazerem.

Exercícios de alongamento direcionados para:
Região de ombros e pescoço
a. ombros para trás - realizar movimentos circulares lentos e amplos dos ombros - respiração contínua, tranquila e controlada. Esses movimentos podem ajudar a reorganizar a postura e também promover alívio da tensão.
Região do quadril e pernas
b. sentada na cadeira - estender uma das pernas a frente e projetar levemente o tronco na direção. O tronco deve se manter alinhado, acionando os músculos das costas para se manter ereta. O movimento dever ser em amplitude confortável, sem dor. Aproveite para movimentar os pés para frente e para trás.
“O simples fato de parar, sentar confortavelmente e espreguiçar direcionando movimentos da coluna para várias direções já produz uma sensação de relaxamento. Movimentações suaves conduzindo o ombro em círculos para trás também reorganizam a postura dando sensação de alívio de alinhamento”, diz Gizele.
Massagem com bolinha de borracha na região das costas - ombros e quadril.
“A massagem com bolinha pode ser executada com movimentos circulares lentos e com leve pressão por toda a região lateral da coluna, desde cima até o quadril. Aproveite e faça um pouco também no quadril. Caso não haja ninguém para ajudá-la, a gestante pode sentar numa cadeira e realizar pressão suave contra a bolinha. O único inconveniente é que "ela" irá direcionar a bolinha com a mão, pegando e colocando no ponto em que desejar. Mas a sensação de alívio compensa isso”, explica a personal gestante.
 Promove grande alívio de dores e tensões comuns ao final da gravidez pelo• peso e alterações posturais;
 Para o ombro, basta circular a bolinha sobre ele, com pressão suave,• promove grande alívio da tensão nessa região.
Massagem com bolinha de borracha nos pés - ajuda a evitar dores e inchaço nos pés.
a. sentada numa cadeira ou em pé, realizar a pressão da bolinha com um dos pés. Passe por todo o arco do pé, calcanhares e ponta dos pés.
“Devido o aumento do peso e também a alteração do centro de gravidade, os pés são bastante sobrecarregados, principalmente ao final da gestação. Ajuda bastante também a evitar os inchaços se a gestante se movimentar - levantar e andar várias vezes ao dia."
 
Assessoria de Imprensa e Comunicação:
Andrea Feliconio - www.andreafeliconio.com.br
 Fones:   11-2309-4144 | 9144-9663.
E-mail: andrea@andreafeliconio.com.br.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cólicas: como ajudar o seu bebê


Toda mãe que já teve seu bebezinho chorando com cólicas sabe como é difícil não saber como acalmá-lo.

A cólica é uma dor intestinal que faz com que o bebê chore de forma constante e suas pernas mexam-se de forma ritmada.  Felizmente nem todos os bebês sofrem de cólicas e para os  que tem, a mesma  termina em torno dos 2 ou 3 meses naturalmente.

As cólicas geralmente aparecem em horários específicos, geralmente no final da tarde ou de noite, coincidindo como os momentos em que a mãe já está mais cansada. Vamos ver algumas dicas para ajudar o seu bebê nessas horas:

1-dar um banho morninho,
2- colocar o bebê com a barriga encostada na sua barriga para gerar o efeito de uma compressa natural,
3- fazer massagem com pouca pressão na barriguinha no sentido horário para ajudar a soltar os gases,
4- dobrar as perninhas (“bicicleta”) encostando os joelhos na barriguinha  de forma a soltar os gases,
5- coloque seu bebê de bruços no seu colo, assim aquece a barriga e ajuda na saída dos gases,
6- procure ajuda nesses momentos para conseguir manter-se calma e poder acalmar o bebê.


Procure ficar tranqüila e ter em mente que a cólica tem data para terminar. Ficar junto com seu bebê, mesmo que ele esteja chorando, vai ajudá-lo a sentir-se  seguro de seu carinho e compreensão.

Texto elaborado por: Juliana Sell do Apoio Materno
 www.apoiomaterno.blogspot.com / www.gestamaes.com.br         
                     
Referência bibliográfica:

Pós-parto e Amamentação
Carvalho, Marcus Renato e   Vitória Pamplona
Ágora

Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade
Organizadores: Fabio A Lopez e Dioclécio C Jr
Manole

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Título: LAURA GUTMAN NO BRASIL - EU VOU!

Pela primeira vez no Brasil, Laura Gutman estará em Florianópolis dia 01/09 e em São Paulo dia 02/09 para o seminário "O poder do discurso materno".

 É autora de livros como "A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra", "Crianza, violencias invisibles y adicciones" e "La revolución de las madres", que exploram o universo da maternidade, os vínculos familiares e as dinâmicas violentas aos quais os seres humanos estão submetidos.

 Desde 1996, formou mais de 300 educadores, médicos e profissionais em geral, objetivando construir uma nova visão acerca do problema da violência social e oferecer ferramentas concretas para assumir, com maios consciência, o trabalho que compete a cada um de nós na criação de um mundo menos violento e mais humano.

 O seminário terá duração de 4 horas e é dirigido a mães, pais, professores, educadores, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, profissionais da saúde, profissionais das ciências humanas e todos aqueles que desejam contribuir para um mundo mais amável.

 Mais informações em www.lauragutmannobrasil.blogspot.com.

Atividades de Julho 2012

Neste mês de julho preparamos uma programação de workshops para gestantes/casal e mães/bebês.

 Para participar é necessário inscrição pelo nosso e-mail: gestamaes@gmail.com. Esperamos por vocês !

 Workshops Gesta Mães:

Programação de julho 2012 Para Gestantes

 1. Parto Ativo: 13 de julho

 2. Cuidados no pós parto e amamentação: 20 de julho

 Carga horária de cada: 3hs

 Local: Espaço Equilibrio - Porto da Lagoa

 Para Mães e Bebês - gestantes também podem participar -

Shantala: 5 de julho

 - Atividades lúdicas com o bebê: 12 de julho

 - Orientações sobre o desenvolvimento e
cuidados emocionais do bebê: 19 de julho

 Carga horária de 2 h e 30

Local: Comunidade Gestáltica - Centro


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Olá, Essa semana do Dia das Mães fui convidada para 3 entrevistas, abaixo consegui o link de duas. Uma no programa Vida e Saúde e a outra no Jornal do Almoço, ambos da RBS SC: Vida e Saúde - RBS TV - 12/05/2012 http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=251889&channel=47 http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=251885&channel=47 Jornal do Almoço - RBS TV - 12/05/2012 http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=251906&channel=47 Beijos

quinta-feira, 15 de março de 2012

Consumismo e infância

Olá,

O Instituto Alana traz muitas informações  sobre canais e programas de televisão que ultrapassam os limites de propaganda infantil.

Vale a pena conferir e verificar o que está sendo feito para proteger nossas crianças do excesso de consumismo.

Bjos.

Site: www.alana.org.br

quarta-feira, 7 de março de 2012

Teste da Violência Obstétrica - Dia Internacional da Mulher - Blogagem Coletiva

Amanhã é o Dia Internacional da Mulher e para marcar esta data, três mulheres blogueiras e ativistas criaram o Teste da Violência Obstétrica.

O dia foi criado por conta da violência absurda contras as mulheres que teve seu marco no incêndio criminoso numa fábrica em Nova Iorque em 1857. Morreram cerca de 130 tecelãs que estavam de greve lutando pelos seus direitos. Somente em 1975 que esta data foi oficializada pela ONU.

Parece tudo distante, longe no tempo e no espaço geográfico. Infelizmente não é. Atualmente, mesmo com tanta evolução tecnológica e discussões sobre humanização, é comum encontrarmos relatos de mulheres que sofreram violência obstétrica. Uma violência silenciosa que tem poucos ouvidos que queiram ouvir, pois temos ainda a cultura do "Poder do jaleco branco", onde os profissionais da saúde são autorizados a tratar as pessoas da forma como desejarem sem levarem em consideração que são servidores e não donos do saber.

Por conta disso Ligia Moreiras Sena, Fernanda Andrade Café e Ana Carolina Franzon se uniram para a pesquisa em questão e pedimos a colaboração de todas que queiram contribuir com suas histórias para que se faça uma nova história de parto no Brasil e no mundo.

Parabéns mulheres!!!

"Muito obrigada por apoiar essa ação em defesa do respeito às mulheres e da melhoria da qualidade da assistência ao parto no Brasil. Somente vamos conseguir mudar esse panorama se estivermos juntos."

Ligia Moreiras Sena, Fernanda Andrade Café e Ana Carolina Franzon

Blogs: Cientista Que Virou Mãe, Mamíferas e Parto no Brasil

terça-feira, 6 de março de 2012

Prevenção de Acidentes de crianças de 0 a 14 anos

Olá,

Estou fazendo um curso de prevenção de acidentes de crianças de 0 a 14 anos e gostaria de divulgar para todas as famílias.

A ONG Criança Segura oferece cursos gratuitos e on-line, basta entrar no site e inscreve-ser. Procurem no www.criancasegura.org. Toda informação é importante para quem tem criança por perto.

Beijos.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Relatos de Nascimento: Encontro Gratuito

Convite para Grávidas e Mães com Bebês: Dia 3 de março de 2012, sábado das 10h às 12h

Este é um encontro mensal e gratuito que acontece há mais de 2 anos em Florianópolis. Neste mês nosso encontro se dará a partir dos relatos de nascimento de recém mamães e papais que estarão presentes, abrindo espaço para questões e informações.

Local: Espaço Equilibrio- Knussen,80- Porto da Lagoa

Venha participar deste encontro de troca, informação e apoio.

GAPP - Grupo apoiado pela Parto do Princípio
Favor confirmar presença pelo email ou telefone, temos vagas limitadas.

Coordenação e Contatos:
Ana Trevisan: ana@mahadevi.com.br (48) 9633 9930
Juliana Sell: apoiomaterno@gmail.com (48) 9183 0250

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Gesta Mães: nasce uma parceria

Gesta Mães nasceu para proporcionar às gestantes/casais e mães de bebês até o primeiro ano de vida grupos de troca, informação e apoio.

Gestamães é a união de duas profissionais, Ana Trevisan e Juliana Sell que realizam atividades com gestantes e mães com bebês nas áreas de atendimento psicológico, acompanhamento terapêutico, encontros educativos, yoga e orientação em amamentação.

Nosso foco principal é a prevenção e a promoção em saúde na gravidez, parto e pós parto, pois, sabemos da importância deste momento de vida, da grande transformação individual e familiar que ocorre.

Num ambiente acolhedor buscamos alcançar nosso foco através de encontros que possibilitem troca de saberes entre as (os) participantes, vivências, informações atualizadas, orientações de cunho prático e subjetivo.

Vejam no site os horários dos grupos de gestantes e mães: www.gestamaes.com.br

Esperamos vocês !!!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Convite para Grávidas e Mães com Bebês: Encontro aberto e gratuito

Convite para Grávidas e Mães com Bebês: Encontro aberto e gratuito

Bebê:
Cuidados Práticos e Emocionais

“As principais coisas que uma mãe faz com o bebê não podem ser feitas através de palavras. (...) Há um tipo de necessidade sutil, que só o contato humano pode satisfazer.” Winnicott [Os bebês e suas mães]




Dia 4 de fevereiro de 2012, sábado às 10h, no Espaço Equilibrio
Knussen 80, Porto da Lagoa, Florianópolis-SC

Venha participar deste encontro de troca, informação e apoio.
GAPP - Grupo apoiado pela Parto do Princípio
Favor confirmar presença pelo email ou telefone.





www.mahadevi.com.br e apoiomaterno.blogspot.com

Coordenação e Contatos:
Ana Trevisan: trevisan_ana@yahoo.com.br / (48) 3334 3201 / 9633 9930
Psicóloga CRP 12-07125 - Pós graduação em Gestalt Terapia e Psicologia Clínica (Em Formação)
Cursos na área materno infantil: Ando (Associação Nacional de Doulas) e Michel Odent
Atuação também como prof de yoga para gestantes, casais grávidos e mães com bebês.

Juliana Sell: apoiomaterno@gmail.com / (48) 9183 0250
Psicóloga CRP 12- 12/01131 - Gestalt Terapeuta
Pós graduada em Psicossomática e Psicoterapia de Grupo na Abordagem Gestáltica
Cursos: GAMA-SP, Aleitamento Materno (HU, Maternidade Carmela Dutra), Amigas do Parto, Michel Odent.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Férias: visita em Santo Antônio em Florianópolis

Depois da lista de atividades de férias, vamos ver algumas fotos para dar um "gostinho" dos locais. Naqueles que eu visitar, vou postar por aqui.


Foto da praia em Santo Antônio de Lisboa. Local gostoso para as crianças correrem na areia e os pais curtirem um final de tarde. Muitas opções de bares, restaurantes, sorvetes e cafés. Algumas lojas de artesanato que vale a visita pela beleza dos objetos típicos. Sinta-se um turista !





O mar está avaliado em "impróprio para banho", uma pena. Mas ainda assim é um bom passeio. em frente a Igreja tem uma pequena praça com brinquedos.

Seguindo em frente, na ponta de Sambaqui, tem uma área com bancos em frente ao mar. Lindo demais !

Até o próximo passeio.

Dica de passeio nas férias (Florianópolis)

Esta semana reclamei da falta de locais em Florianópolis para levar as crianças passear que não seja praia. Gostaria de mais parques, museus, bibliotecas etc. Como postei numa rede de mães da cidade, vieram algumas sugestões.

Então abaixo vai uma pequena lista de nossas ideias para passeios:

1- Projeto TAMAR na Barra da Lagoa

2- Passeio na Costa da Lagoa de barco

3- Barca dos Livros (em mudança para o LIC)

4- SESC de Cacupé

5- Dunas da Joaquina, Lagoa e Campeche

6- Parque Ecológico do Córrego Grande

7- Parque de Coqueiros

8- Passeio pela orla de Santo Antônio e Sambaqui

9- Exposição de Dinassauros no Floripa Shopping (pago)

10- Exposição gratuita da CowParade no Shopping Beira-mar ( de 26/01 a 08/02)

11- Praça XV de Novembro e Palácio Cruz e Souza no centro

12- Lagoa da Conceição: ao final da rua do Sol da Terra, tem um campo de grama na beira da lagoa, bem gostoso para um piquenique

13- Parquinhos ao ar livre ( praça dos Bombeiros, Estreito, Santo Antônio, Itacorubi etc ) , embora nem todos estejam com os brinquedos em bom estado.

14- Atividade de arvorismo no Shopping Iguatemi (pago)

15- Museu do CIC

16- Calçadão em Jurerê Internacional - brinquedos de plástico para crianças pequenas e ciclovia nas proximidades

17- Atividades de arte e cultura no espaço Reverbera (pago), ao lado do Shopping Iguatemi

18- Beira-mar: atividades do "Floripa Tem", com parede de escalada, bicicletas gratuitas para empréstimo, além de toda possibilidade de passear ao ar livre e de ter brinquedos doidos no estilo de aparelhos de ginástica, mas próprios para crianças

Mais sugestões? Enviem para apoiomaterno@gmail.com

Beijos e bom passeio !!

Apoio Materno: Férias !!

Apoio Materno: Férias !!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Desmame natural: quando será a hora certa para deixar de amamentar?

Recentemente saiu, numa revista de grande tiragem para pais, algumas informações sobre o desmame. No entanto existem outras formas mais naturais, que seguem uma outra visão sobre aleitamento materno.

Vistando o blog www.comunidadeams.wordpress.com , graças a uma conversa em uma das redes de aleitamento que participo, vi esta postagem e fui autorizada por Simone de Carvalho a reproduzir aqui, cuja fonte primeira está abaixo do artigo.

Vale a pena ler e pensar qual a melhor forma para seu bebê.

Boa leitura!


Desmame natural: quando será a hora certa para deixar de amamentar?
Dentre todos os mamíferos, certamente, nossos bebês são os que mais necessitam de atenção e cuidados. Na espécie humana o fim do aleitamento materno não é determinado somente por fatores genéticos e pelo instinto. A amamentação na espécie humana é fortemente influenciada por múltiplos fatores socioculturais. Hoje, diferente do que ocorreu ao longo da evolução da espécie humana, a mulher tornou-se livre para optar (ou não) pela amamentação e decidir por quanto tempo vai (ou pode) amamentar. Apesar desta liberdade a mulher ainda enfrenta conflitos uma vez que a sociedade já apresenta uma expectativa do que deve ser feito.

O desmame materno ocorre quando se cessa completamente o aleitamento. É um processo que faz parte da evolução da mulher como mãe e do desenvolvimento da criança. Nessa lógica, o desmame deveria ocorrer naturalmente, na medida em que a criança vai adquirindo competências para tal.

No desmame natural a criança se autodesmama, o que pode ocorrer em diferentes idades, em média entre dois e quatro anos e raramente antes de um ano. Costuma ser gradual, mas às vezes pode ser súbito, como, por exemplo, em uma nova gravidez da mãe (a criança pode estranhar o gosto do leite, que se altera, e o volume, que diminui).

Como a mãe pode ajudar no desmame?

A mãe pode participar do processo ativamente, sugerindo passos quando a criança estiver pronta para aceitá-los e impondo limites adequados à idade.

Veja alguns sinais que indicam que a criança está madura para o desmame:

Idade maior que um ano;
Menos interesse nas mamadas;
Aceita variedade de outros alimentos;
É segura na sua relação com a mãe;
Aceita outras formas de consolo;
Aceita não ser amamentada em certas ocasiões e local;
Às vezes dorme sem mamar no peito;
Mostra pouca ansiedade quando encorajada a não amamentar;
Às vezes prefere brincar ou fazer outra atividade com a mãe em vez de mamar.
O desmame natural é menos estressante para a mãe e para a criança. O desmame abrupto, deve ser desencorajado, pois se a criança não está pronta, ela pode sentir-se rejeitada pela mãe gerando insegurança e, muitas vezes, rebeldia. A mãe também pode ter problemas com o desmame abrupto como ingurgitamento mamário e mastite, além de tristeza ou depressão, e luto pela perda da amamentação ou por mudanças hormonais.

Se você ainda não está segura que chegou a hora de fazer o desmame vale a pena esperar.

FONTE: Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Ministério da Saúde, 2009. Cadernos de Atenção Básica, n. 23

Férias !!

Férias, crianças em casa, tem dias de praia, mas nem sempre se está por perto de uma.
E o que inventar em casa?

Algumas ideias, já experimentadas, para crianças de idades variadas.

- argila: crianças pequenas adoram fazer atividades de bater, furar, rasgar a massa; não espere um "Rodin" se seu filho ou filha for pequeno. O que eles gostam é manipular e conhecer a argila, poder colocar a sua força sem que provoque qualquer dano, eis o brinquedo ideial para isso.
Os maiores vão gostar de fazer objetos, bonecos, animais e ver sua obra apreciada.
Estimule a livre expressão, não existe certo ou errado, mostre que podem bater, furar, destruir -se quiserem - pois depois é só recomeçar de novo.

Materiais sugeridos: colher para furar, tesoura sem ponta (para aqueles que já estão acostumados a manipular, palitos de picolé, martelo de plástico ou madeira, um pote com água para amolecer e ajudar a moldar as formas.

- brinquedos de sucata: quando a criança ainda é pequena, podemos fazer um brinquedo de sucata para ela conhecer e descobrir essa nova possibilidade, mais tarde ela mesma fará sozinha, no começo com ajuda, depois pode desenvolver por conta própria - mesmo que goste da nossa companhia.
Ideias: caminhão de caixas com rodas de tampas de garrafas, móbiles de caixinhas pintadas ou objetos pequenos, ônibus de caixa de ovos, bonecos de embalagem de pet, casinha de caixas pequenas e grandes, cabaninha com caixas grandes (em lojas eles podem fornecer), carrinho de caixa de papelão para entrar (em supermercados)etc.
As cabanas e carros que a crianças pode entrar, é bem interessante a participação mesmo de crianças bem pequenas, que podem pintar , desenhar ou fazer colagens nas caixas para enfeitá-las. Brincadeira garantida !

Materiais sugeridos: caixas de papelão de diversos tamanhos, tampas de garrafas (cuidado se tiver criança pequena que pode colocar na boca e engolir), fios de lã, barbantes, revistas velhas, cola branca, tesoura sem ponta, lápis de cor e cera, tinta guachê, caixa de ovos, garrafas pet, fita adesiva tipo "crepe".

- atividade de rasgar: crianças pequenas gostam de rasgar papel e geralmente descobrimos isso quando um livro ou revista passou por suas mãos sem que nos déssemos conta. Sugiro que se tenha à mão aquelas que ela possa brincar sem problemas e deixe em local seguro os demais. Conversar que uns podem e outros não também completa a dica.
Gostava de sentar com meus pequenos e dar uma revista velha e dar para eles a revistas, rasgavam com muito prazer, cada vez em pedaços menores (só cuidem de evitar que coloquem na boca). Essa atividade simples ajuda no desenvolvimento da motricidade fina e permite que a criança possa fazer algo "proibido" num contexto livre para isso. Ela pode fazer bolinhas, colar numa folha - sem a preocupação estética adulta.

- desenho livre: crianças pequenas fazem desenhos com traços amplos. Utilizar folha padrão (A4) nem sempre dá conta do que elas querem de movimento. Para isso podemos colocar na parede ou no chão um grande pedaço de papel pardo. Na parede colamos com fita adesiva e mostramos que nesse espaço pode desenhar e nas outras partes da parede não (a não ser que se tenha reservado uma parede para tal e você permita).
Também podemos deixar uma calçada ou muro da casa para suas artes com tinta e giz ( crianças pequenas tendem a colocar na boca e o gosto é horrível). Prefira giz de cera de abelha (são retangulares), mas se não tiver, existem várias marcas com produtos atóxicos e de tamanhos grandes. Se for lápis de cor, tem modelos de espessura mais grossa para as crianças pequenas segurarem melhor. Elas ficarão orgulhosas de sua arte estar exposta na casa.

Materiais sugeridos: papel pardo, fita adesiva, giz de cera, lápis de cor, tinta guache.


- teatro de fantoches: as crianças adoram uma história contada pelos pais. Com um lençol qualquer fazemos o teatro e se não tiver fantoches, a solução é fazer os personagens de meias velhas - fica muito legal! Basta colocar a meia na mão e gesticular a boca com o polegar. Mais tarde você que receberá essa atração dos seus pequenos.

- bolhas de sabão: a boa e velha brincadeira ainda diverte muito. Os pequenos adoram estourar as bolhas e os que já sopram se divertem com suas produções voadoras.

- banho de banheira: simples e certo que vai agradar. Sempre olhando o bebê, pode-se encher uma banheira com água, espumas, brinquedos coloridos, potes etc. Escolha um local da casa que possa molhar sem problemas ou na sombra ao ar livre (consulte o pediatra para orientações sobre proteção solar).

- esconde-esconde de objetos: desde bebês, as crianças adoram a brincadeira de esconder. Começamos escondendo o rosto com uma fraldinha e perguntando o famoso "cedê" ? Elas ficam surpresas quando sumimos e reaparecemos. Isso ensina que mesmo sem nos ver, continuamos a existir. Quando crescem mais a brincadeira passa para esconder objetos embaixo de uma almofada. Maiores ainda, a brincadeira cresce também, podemos esconder brinquedos numa parte da casa e chamá-los a descobrir com o "tá quente ou tá frio".

Se tiverem mais sugestões, mande e-mail para apoiomaterno@gmail.com. E vamos postando aqui mais brincadeiras paras as férias. beijos e até mais.