segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Desmame natural: quando será a hora certa para deixar de amamentar?

Recentemente saiu, numa revista de grande tiragem para pais, algumas informações sobre o desmame. No entanto existem outras formas mais naturais, que seguem uma outra visão sobre aleitamento materno.

Vistando o blog www.comunidadeams.wordpress.com , graças a uma conversa em uma das redes de aleitamento que participo, vi esta postagem e fui autorizada por Simone de Carvalho a reproduzir aqui, cuja fonte primeira está abaixo do artigo.

Vale a pena ler e pensar qual a melhor forma para seu bebê.

Boa leitura!


Desmame natural: quando será a hora certa para deixar de amamentar?
Dentre todos os mamíferos, certamente, nossos bebês são os que mais necessitam de atenção e cuidados. Na espécie humana o fim do aleitamento materno não é determinado somente por fatores genéticos e pelo instinto. A amamentação na espécie humana é fortemente influenciada por múltiplos fatores socioculturais. Hoje, diferente do que ocorreu ao longo da evolução da espécie humana, a mulher tornou-se livre para optar (ou não) pela amamentação e decidir por quanto tempo vai (ou pode) amamentar. Apesar desta liberdade a mulher ainda enfrenta conflitos uma vez que a sociedade já apresenta uma expectativa do que deve ser feito.

O desmame materno ocorre quando se cessa completamente o aleitamento. É um processo que faz parte da evolução da mulher como mãe e do desenvolvimento da criança. Nessa lógica, o desmame deveria ocorrer naturalmente, na medida em que a criança vai adquirindo competências para tal.

No desmame natural a criança se autodesmama, o que pode ocorrer em diferentes idades, em média entre dois e quatro anos e raramente antes de um ano. Costuma ser gradual, mas às vezes pode ser súbito, como, por exemplo, em uma nova gravidez da mãe (a criança pode estranhar o gosto do leite, que se altera, e o volume, que diminui).

Como a mãe pode ajudar no desmame?

A mãe pode participar do processo ativamente, sugerindo passos quando a criança estiver pronta para aceitá-los e impondo limites adequados à idade.

Veja alguns sinais que indicam que a criança está madura para o desmame:

Idade maior que um ano;
Menos interesse nas mamadas;
Aceita variedade de outros alimentos;
É segura na sua relação com a mãe;
Aceita outras formas de consolo;
Aceita não ser amamentada em certas ocasiões e local;
Às vezes dorme sem mamar no peito;
Mostra pouca ansiedade quando encorajada a não amamentar;
Às vezes prefere brincar ou fazer outra atividade com a mãe em vez de mamar.
O desmame natural é menos estressante para a mãe e para a criança. O desmame abrupto, deve ser desencorajado, pois se a criança não está pronta, ela pode sentir-se rejeitada pela mãe gerando insegurança e, muitas vezes, rebeldia. A mãe também pode ter problemas com o desmame abrupto como ingurgitamento mamário e mastite, além de tristeza ou depressão, e luto pela perda da amamentação ou por mudanças hormonais.

Se você ainda não está segura que chegou a hora de fazer o desmame vale a pena esperar.

FONTE: Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Ministério da Saúde, 2009. Cadernos de Atenção Básica, n. 23

2 comentários:

Glaucia Mizuki disse...

meu bebe fez um ano, e é incrível a pressao da sociedade par ao desmame. Alias UM DIA após ele completar seis meses o povo já dizia que meu leite nao prestava mais. Eu ficava indignada. Ele ainda mama, bem menos...só 3 vezes por dia, mas eu ainda nao acho que seja hora de desmamar. gostei muito do seu texto. abraços. glaucia

Juliana Sell disse...

Oi Glaucinha,

O texto é do Ministério da Saúde e considerei bem importante postar no blog porque vejo mesmo essa pressão que você sentiu. Algumas mães me procuram no consultório para se sentirem seguras de enfrentar a opinião de amigos frente às críticas sobre amamentação.
A escolha do momento certo está na relação entre mãe-bebê.
Muito obrigada por compartilhar sua experiência por aqui.

Um beijo.
Juliana