quarta-feira, 7 de abril de 2010
Um grande encontro: Michel Odent em Curitiba
A assistente social Talita em pé, Michel Odent e eu ao lado.
Olá,
Ontem estive em Curitiba participando de um workshop com o obstetra francês Michel Odent. Ele é um dos pioneiros na humanização do nascimento, trazendo inovações como a banheira e quartos que lembram o ambiente familiar. Ele que é originalmente um cirurgião geral, tornou-se parteiro domiciliar e defensor da ideia que as intervenções atrapalham o processo do nascimento.
O encontro foi em tudo muito significativo, conheci profissionais de vários lugares, muita gente de SC. Todos famintos de apoio e realimentação nas suas práticas a favor da humanização do nascimento. O casal Luciana e Mário, donos do Espaço Aobä em Curitiba, nos receberam com muito carinho. Ela sempre carregando seu bebê de 3 meses no sling, me deu saudades dos meus "bebês", agora já bem grandinhos. Também tive a oportunidade de conversar com a psicóloga e doula Talia, que foi a intérprete (incansável). Ela também é a tradutora de um dos livros de Odent e trocar experiências com ela foi muito estimulante. Fui com um grupo da Rehuna de SC - Izabel, Viviane,Andrezza e Talita - que está envolvido com o projeto MANA (parceria HU Fpolis , Rehuna e FNS), que desenvolve atividades com gestantes e rede de apoio em duas comunidades de Florianópolis. Voltei mais animada e com muitas ideias.
Em breve vou trazer alguns tópicos abordados pelo obstetra. Vale a pena conhecer seu trabalho e nos fazer repensar sobre nossas escolhas,sejam elas quais forem. Um aspecto que me chamou muito a atenção é a forma de Odent aborda a humanização. Ele não procura fazer um veu de romance nas suas explicações, nem convercer ninguém. As informações que traz são científicas, produto de muitas pesquisas que mostram a fisiologia do processo de parto. Nos ensinou sobre os hormônios e como são liberados ou inibidos, conforme o ambiente e as atitudes das pessoas que estão acompanhando a mulher no trabalho de parto. Em resumo, nos mostra a capacidade da mulher e um retorno da feminilização do parto.
Enquanto a próxima postagem não vem, algumas referências de livros:
- O renascimento do parto
- A cientificação do amor
- Água e sexualidade
- Gênese do homem ecológico
Boa leitura!!!
Beijos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Obrigado pelo post e pela tua presença Juliana.
um beijo,
Mario e Lu
Eu que agradeço a oportunidade de conhecer vocês, o espaço e o Michel Odent. Espero revê-los em outros oportundiades em Curitiba e , quem sabe, aqui em Florianópolis também.
Beijos,
Juliana
Postar um comentário