quarta-feira, 5 de maio de 2010

Doula pós-parto

Oi,

Na postagem anterior escrevi de forma bem resumida o que significa doula. Atualmente existe três formas de atuação de doula, na gestação (pré-natal), no parto e no pós-parto.
O meu trabalho se foca no período da gestação e do pós-parto.
Então, o que é uma doula pós-parto?

A doula pós-parto vai na casa da família para auxiliar na adaptação da nova rotina com o bebê e as mudanças que acontecem com a própria mãe. Seu trabalho é focado tanto na parte de apoio emocional, ajudando a diminuir as inseguranças comuns dessa fase, como na parte prática. Ou seja, orientando a mãe e pai sobre os cuidados do bebê, como acalmá-lo, trocar as fraldas, cuidar do umbigo, banho, amamentação, retorna da vida sexual, elaboração do parto etc. A diferença de contratar uma babá ou enfermeira é que o objetivo maior é dar segurança e ajudar a mãe confiar em si mesma. A escuta sem julgamentos e as informações passadas são no sentido de contribuir para a relação mãe-bebê, família-bebê de forma tranquila.
A visita também inclui a ajuda com outros crianças, quando necessário, e um cuidado de mãe para mãe, obervando se está bem alimentada, hidratada e confortável.

Como funciona na prática:


Preferencialmente se entra em contato com a doula pós-parto antes do bebê nascer.
Mesmo que isso não ocorra pode-se recorrer a seus serviços logo após o parto ou ainda quando precisar de ajuda na amamentação.

São feitas visitas domiciliares num dos períodos do dia e combinado com a família quantos encontros forem necessários, de acordo com cada especificidade. Sendo que o telefone e e-mail ficam também à disposição.
Num primeiro momento geralmente se tem visitas seguidas e depois se faz com intervalos maiores.

Para saber mais agende uma visita sem compromisso, no consultório ou em domicílio, através do e-mail: apoiomaterno@gmail.com


Você pode ler :


Organização Mundial da Saúde. Assitência ao parto normal:um guia prático. Genebra-Suiça,1996

A cientificação do amor, de Michel Odent. Florianópolis-SC, Saint Germain, 2002.

A doula no parto. O papel da acompanhante de parto especialmente treinada para oferecer apoio contícuo físico e emocional à parturiente - Fadynha. São Paulo-SP. Ground,2003.

Nenhum comentário: