quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cartilha da amiga no pós-parto

Boa noite,

Queria propor uma brincadeira, uma cartilha da amiga que visita uma mãe (principalmente de primeira viagem) no pós-parto. Quem já teve filhos sabe que é um período de mudanças na rotina, no sono, na relação com o marido, com os familiares, sem contar na montanha-russa hormonal (como uma TPM). Acrescente a isso uma pitada de cansaço, de atrasos nas refeições (sem falar no banho) e as novas emoções de descobrir como um bebê "funciona".

Bem, mas eu queria falar das amigas. As amigas, e amigos também, mais os parentes, todos estão felizes e querem conhecer o bebê. Por um lado isso é muito legal, nada como mostrar um filho, é um orgulho e uma alegria. PORÉM, tem hora pra tudo, não é? Será que a melhor hora de visitar a nova família é na maternidade? E dias depois que o bebê nasceu?

Muitas mães querem logo receber visitas, conversar com outras mães, compartilhar seu momento. Mas nem todas estão com vontade e isso não é nada pessoal. Algumas , pra não dizer muitas, querem um tempo para se adaptarem ao bebê, a aprenderem a amamentar, a descansar enquanto o filho dorme (e não conversar), a tomar banho, a se alimentar ( o tempo entre uma mamada e outra é curto).

Então, pensando nas mães no pós-parto, lá vai algumas sugestões:

1- Telefone para sua amiga, mande cartão, flores, mas primeiro se informe se ela está disposta a receber visita e POR FAVOR, entenda se a resposta for "não". Pergunte quando é mais adequado para isso, muitas mães preferem receber visitas depois do 1º mês.

2- Se for visitar que seja para ajudar. Visita de pós-parto não é para "esquentar a cadeira" , nada de fazer lanchinhos e refeições. Imagine o trabalho que a família já tem, dia e noite.
Aqui me lembro de uma amiga que veio me visitar no meu segundo pós-parto e trouxe um bolo delicioso. Foi um ato não só de gentileza, mas de compreensão, de saber que eu não estava em condições de oferecer nada e sim de receber.

3- Como ajudar: se oferecer para comprar suprimentos no supermercado, de levar algo que faltou para o bebê (fraldas etc), lavar a louça, se a mãe tiver mais filhos - ajudar com as crianças, perguntar se precisa carona para ir no médico/posto de saúde.

4- Se você ligar e sua amiga não puder atender, não espere que ela ligue de volta. Além da falta de tempo, a memória está diferente, a concentração é no bebê e por isso é comum o esquecimento de compromissos. Ligue de novo! Às vezes ela pode estar precisando de uma amiga para conversar.


Por enquanto são essas dicas que deixo por aqui. Quem estiver passando pelo pós-parto ou já passou, escreva suas dicas também. Pode ser nos comentários ou pelo e-mail:apoiomaterno@gmail.com

Um beijo grande!

Nenhum comentário: