domingo, 22 de novembro de 2009

Evento Projeto MaNa/ Rehuna SC


Olá,

Ontem fui assistir o "Encontro sobre Direitos de Saúde na Gestação e Parto" no Alto da Caieira, bairro de baixa renda de Florianópolis/SC.
A promoção faz parte do projeto de extensão "Práticas Corporais para o Bem-estar na Gestação" do Grupo MaNa, o qual faço parte.
Os temas tratados foram: orientações do MS e OMS sobre atenção à saúde da mulher na gestação e parto; apresentar o projeto (que conta com grupos de gestantes na comunidade) e debater as dificuldades que as gestantes encontram no atendimento nos centros de saúde e maternidades. O objetivo maior era mostrar os direitos que as mulheres tem e pensar junto com a comunidade formas de fazer valer os mesmos.
O encontro foi organizado por uma parte da equipe do projeto, sendo duas assistentes socias, uma socióloga e uma educadora física e contou com a presença, na apresentação, de duas enfermeiras do Hospital Universitário.

Foi ditribuído um folder interessante com telefones de ouvidorias de serviços de saúde de Florianópolis e SC:

HU-UFSC: (48) 3721-9955
Maternidade Carmela Dutra (ouvidoria da Secretaria do Estado de Saúde): 0800-482 800
Postos de Saúde e Policlínicas (ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde): (48) 3239-1537 ou 0800-482800
Promotoria da Saúde de SC: (48) 3229-7563 (das 13:30 às 17:30 h)

Tanto nos serviços particulares como públicos é importante a gestante e seu/sua acompanhante saberem dos seus direitos para garantir qualidade e humanização nos atendimentos. Em breve volto a falar sobre esse assunto.

Beijos grandes !!!

Evento do Grupo MaNa - Maternando o Nascimento
Uma parceria: HU-UFSC Rehuna
Apoio: Marista MS

2 comentários:

Renata Olah disse...

Oi Juli!!! Eu sei quem você é! Sempre leio suas postagens na lista!!! Passei por aqui pra conhecer seu blog e dizer que se precisar de algo, é só pedir! Um beijo!!!

Fernanda Benitez disse...

Oi Juliana,

Depois dá uma passadinha lá no meu blog, recomendei o seu.

Beijinhoss