sábado, 14 de novembro de 2009

Pós parto

Enfim a espera acabou! O bebê nasceu, vocês estão finalmente em casa e começa a nova aventura.

Estamos falando do pós parto. Período de grandes descobertas, de iniciar um novo formato de família, de conhecer verdadeiramente seu bebê e fazer a transição para o papel de mãe.Junto a tudo isso o corpo também está passando por mudanças fisiológicas importantes.

Cada mulher vai passar pelo pós parto de sua maneira, umas sentindo mais outras menos as variações emocionais e físicas desse período. Mesmo assim é interessante saber que não estamos sozinhas nessa caminhada, que alguns aspectos são comuns a todas.

Fisiologicamente, os hormônios vão mudar muito, parecendo uma TPM. Os seios podem estar doloridos com a descida do leite e haverá um sangramento que dura em torno de 10 dias, assemelhando-se a menstruação. Pode haver algum desconforto no períneo (em caso de parto vaginal) ou na cicatriz (no caso de cesariana). A barriga antes tinha um bebê e agora está ainda um pouco destendida e os órgãos estão voltando ao lugar, por isso a sensação de estar solta.

No lado emocional, a mulher pode sentir-se muito animada e feliz com nascimento do bebê e em outros momentos também sentir-se confusa e triste. Tudo isso faz parte da adaptação. Pode também sentir um vazio, estar assustada com a grande responsabilidade e com a sensação de que não dará conta, sem saber o que é certo ou errado para atender seu bebê. Calma! Nada de se culpar! Nem todas passem por isso, mas vale a pena saber que essa montanha russa emocional pode acontecer e tendo apoio, carinho pelos seus conflitos e paciência, tudo vai se resolvendo.

Na próxima postagem veremos algumas dicas práticas para transitar por esse período.
Por enquanto é importante lembrar que tudo passa e logo você e seu bebê estarão interagindo cada vez melhor e que estar nessa aventura de ser mãe é ótimo!

Beijos de uma “ex puérpera”.

2 comentários:

Marisa Salvador Dominguez disse...

Juliana, seu blog está ótimo, muito esclarecedor. Irei escrever algo sobre higiene bucal do bebê e depois te passo. Continue, bjs. Marisa-odontopediatra.

Unknown disse...

Oi Juliana,

Adorei o blog e virei seguidora, recebí a indicação pela minha sogra Gilca que é amiga da sua mãe...

Bjos