segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Férias !!

Férias, crianças em casa, tem dias de praia, mas nem sempre se está por perto de uma.
E o que inventar em casa?

Algumas ideias, já experimentadas, para crianças de idades variadas.

- argila: crianças pequenas adoram fazer atividades de bater, furar, rasgar a massa; não espere um "Rodin" se seu filho ou filha for pequeno. O que eles gostam é manipular e conhecer a argila, poder colocar a sua força sem que provoque qualquer dano, eis o brinquedo ideial para isso.
Os maiores vão gostar de fazer objetos, bonecos, animais e ver sua obra apreciada.
Estimule a livre expressão, não existe certo ou errado, mostre que podem bater, furar, destruir -se quiserem - pois depois é só recomeçar de novo.

Materiais sugeridos: colher para furar, tesoura sem ponta (para aqueles que já estão acostumados a manipular, palitos de picolé, martelo de plástico ou madeira, um pote com água para amolecer e ajudar a moldar as formas.

- brinquedos de sucata: quando a criança ainda é pequena, podemos fazer um brinquedo de sucata para ela conhecer e descobrir essa nova possibilidade, mais tarde ela mesma fará sozinha, no começo com ajuda, depois pode desenvolver por conta própria - mesmo que goste da nossa companhia.
Ideias: caminhão de caixas com rodas de tampas de garrafas, móbiles de caixinhas pintadas ou objetos pequenos, ônibus de caixa de ovos, bonecos de embalagem de pet, casinha de caixas pequenas e grandes, cabaninha com caixas grandes (em lojas eles podem fornecer), carrinho de caixa de papelão para entrar (em supermercados)etc.
As cabanas e carros que a crianças pode entrar, é bem interessante a participação mesmo de crianças bem pequenas, que podem pintar , desenhar ou fazer colagens nas caixas para enfeitá-las. Brincadeira garantida !

Materiais sugeridos: caixas de papelão de diversos tamanhos, tampas de garrafas (cuidado se tiver criança pequena que pode colocar na boca e engolir), fios de lã, barbantes, revistas velhas, cola branca, tesoura sem ponta, lápis de cor e cera, tinta guachê, caixa de ovos, garrafas pet, fita adesiva tipo "crepe".

- atividade de rasgar: crianças pequenas gostam de rasgar papel e geralmente descobrimos isso quando um livro ou revista passou por suas mãos sem que nos déssemos conta. Sugiro que se tenha à mão aquelas que ela possa brincar sem problemas e deixe em local seguro os demais. Conversar que uns podem e outros não também completa a dica.
Gostava de sentar com meus pequenos e dar uma revista velha e dar para eles a revistas, rasgavam com muito prazer, cada vez em pedaços menores (só cuidem de evitar que coloquem na boca). Essa atividade simples ajuda no desenvolvimento da motricidade fina e permite que a criança possa fazer algo "proibido" num contexto livre para isso. Ela pode fazer bolinhas, colar numa folha - sem a preocupação estética adulta.

- desenho livre: crianças pequenas fazem desenhos com traços amplos. Utilizar folha padrão (A4) nem sempre dá conta do que elas querem de movimento. Para isso podemos colocar na parede ou no chão um grande pedaço de papel pardo. Na parede colamos com fita adesiva e mostramos que nesse espaço pode desenhar e nas outras partes da parede não (a não ser que se tenha reservado uma parede para tal e você permita).
Também podemos deixar uma calçada ou muro da casa para suas artes com tinta e giz ( crianças pequenas tendem a colocar na boca e o gosto é horrível). Prefira giz de cera de abelha (são retangulares), mas se não tiver, existem várias marcas com produtos atóxicos e de tamanhos grandes. Se for lápis de cor, tem modelos de espessura mais grossa para as crianças pequenas segurarem melhor. Elas ficarão orgulhosas de sua arte estar exposta na casa.

Materiais sugeridos: papel pardo, fita adesiva, giz de cera, lápis de cor, tinta guache.


- teatro de fantoches: as crianças adoram uma história contada pelos pais. Com um lençol qualquer fazemos o teatro e se não tiver fantoches, a solução é fazer os personagens de meias velhas - fica muito legal! Basta colocar a meia na mão e gesticular a boca com o polegar. Mais tarde você que receberá essa atração dos seus pequenos.

- bolhas de sabão: a boa e velha brincadeira ainda diverte muito. Os pequenos adoram estourar as bolhas e os que já sopram se divertem com suas produções voadoras.

- banho de banheira: simples e certo que vai agradar. Sempre olhando o bebê, pode-se encher uma banheira com água, espumas, brinquedos coloridos, potes etc. Escolha um local da casa que possa molhar sem problemas ou na sombra ao ar livre (consulte o pediatra para orientações sobre proteção solar).

- esconde-esconde de objetos: desde bebês, as crianças adoram a brincadeira de esconder. Começamos escondendo o rosto com uma fraldinha e perguntando o famoso "cedê" ? Elas ficam surpresas quando sumimos e reaparecemos. Isso ensina que mesmo sem nos ver, continuamos a existir. Quando crescem mais a brincadeira passa para esconder objetos embaixo de uma almofada. Maiores ainda, a brincadeira cresce também, podemos esconder brinquedos numa parte da casa e chamá-los a descobrir com o "tá quente ou tá frio".

Se tiverem mais sugestões, mande e-mail para apoiomaterno@gmail.com. E vamos postando aqui mais brincadeiras paras as férias. beijos e até mais.

Nenhum comentário: